MPF investiga atuação da Marinha no combate ao garimpo ilegal na Amazônia

image_pdfimage_print

Agentes da Polícia Federal destroem balsas utilizadas para garimpo ilegal durante operação no Rio Madeira, no Amazonas (Divulgação/Polícia Federal)

Órgão quer mapear ‘ações de caráter preventivo e repressivo no combate às embarcações irregulares que exploram recursos minerais nos rios amazônicos’

A poucos dias do início da COP30 em Belém, o MPF abriu um inquérito para investigar a atuação da Marinha no combate ao crime organizado que se alastra pela Amazônia, especialmente com foco no garimpo ilegal.

O procedimento em questão busca mapear “as ações de caráter preventivo e repressivo adotadas pela Marinha do Brasil no combate às embarcações irregulares que exploram recursos minerais nos rios amazônicos”.

Os investigadores abriram prazo de 15 dias para que os comandos do 9º e do 4º Distrito Naval informem quais são as medidas de cautela adotadas nos atos de registro das embarcações, “no sentido de prevenir e coibir que estas sejam utilizadas para fins criminosos”.

“Igualmente, solicite-se que as autoridades militares, após levantamento em suas respectivas áreas de jurisdição, informem a quantidade de autos de infração e procedimentos administrativos instaurados pela instituição em face de proprietários de embarcações que se encontram envolvidas ou são utilizadas em atividade garimpeira ilegal”, diz o procurador André Luiz Porreca Ferreira Cunha.

Fonte: VEJA e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/10/2025/16:08:10

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: