Novo malware se espalha pelo WhatsApp e mira brasileiros
Foto: Reprodução | O Brasil concentra 457 dos 477 casos registrados em todo o mundo.
Um novo tipo de malware autorreplicante está se disseminando rapidamente por meio do WhatsApp e tem o Brasil como principal alvo. Batizado de Sorvepotel, o ataque já afetou mais de 450 usuários e organizações no país, segundo levantamento da empresa de cibersegurança Trend Micro, que afirma ter desenvolvido uma solução capaz de bloquear a ameaça.
A investigação conduzida pela Trend Research, braço de inteligência da companhia, indica que o Brasil concentra 457 dos 477 casos registrados em todo o mundo. Os ataques atingem órgãos públicos, empresas dos setores de tecnologia, manufatura, construção e educação, além de usuários comuns que recebem as mensagens maliciosas em suas contas pessoais do WhatsApp.
O Sorvepotel se propaga por meio de arquivos ZIP enviados em mensagens de phishing — geralmente disfarçados como orçamentos, recibos ou comprovantes. Quando o usuário extrai o arquivo e executa o atalho malicioso (.LNK), um script em PowerShell instala o programa nocivo, que se mantém ativo no sistema Windows e sequestra a sessão do WhatsApp Web.
A partir daí, o malware envia automaticamente cópias de si mesmo para todos os contatos e grupos da vítima, acelerando a propagação e causando até o bloqueio de contas e interrupções de serviços em empresas.
“Essa campanha mostra como os criminosos estão explorando plataformas de comunicação populares para ganhar escala e velocidade inéditas”, explica Marcelo Sanches, líder técnico da Trend Micro no Brasil. “Trabalhamos em regime de urgência para neutralizar o ataque e garantir que nossos clientes tivessem a primeira camada de proteção disponível no mercado.”
Embora o foco atual da campanha pareça ser apenas a disseminação, os analistas da Trend Micro alertam que ameaças semelhantes já foram usadas para roubo de dados financeiros no país — o que reforça a necessidade de medidas de segurança imediatas por parte dos usuários e organizações.
Fonte: Convergência Digital e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/10/2025/14:50:05
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com