Operação fecha garimpos e destrói maquinários em área de extração ilegal de ouro e cobre no Pará
Maquinários sendo destruídos em área de garimpo ilegal em Parauapebas na quinta-feira (6). — Foto: Divulgação.
Um chinês e um brasileiro são apontados como os principais financiadores do garimpo ilegal em Canaã dos Carajás. No mês passado, três garimpeiros ficaram presos em um poço aberto ilegalmente na mesma região.
A Polícia Federal (PF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ibama e a Força Nacional realizam uma operação conjunta para desativar áreas de extração ilegal de cobre em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, nesta sexta-feira (7).
Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em pontos de extração clandestina. A Justiça autorizou a destruição de máquinas e alojamentos utilizados na atividade criminosa, que ocorre dentro da floresta nacional de Itacaiúnas, uma das reservas mais importantes da região.
Também foram expedidos dois mandados de prisão contra um chinês e um brasileiro, apontados como os principais financiadores do garimpo. A Justiça determinou a penhora solidária dos bens dos investigados, no valor de R$ 6 milhões, para reparar os danos ambientais e econômicos.
No mês passado, três garimpeiros ficaram presos em um poço aberto ilegalmente na mesma região e foram resgatados após uma operação entre a Prefeitura de Canaã e Governo do Estado.
Na quinta-feira (6) os fiscais estiveram em Parauapebas e desativaram áreas de garimpo ilegal, desta vez para extração de ouro. A atividade irregular é recorrente na região e polui rios essenciais para o abastecimento da cidade.
Fonte: Jalília Messias, g1 Pará e TV Liberal — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/02/2025/08:57:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com