Profissionais da região oeste do Pará finalizam curso de combate a incêndio florestal

image_pdfimage_print

Curso de Formação de Brigada de Combate a Incêndio Florestal iniciou na segunda (24) e finalizou na sexta-feira (28), em Belterra — Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros

Profissionais que atuam nas Defesas Civis de diversas cidades e agentes da Semma participaram do curso, do dia 24 a 28 de setembro.

Aproximadamente 30 profissionais que atuam nas Defesas Civis de oito cidades do oeste do Pará e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belterra e Óbidos, concluíram na sexta-feira (28) o Curso de Formação de Brigada de Combate a Incêndio Florestal, em Belterra.

O curso foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). As instruções foram feitas por militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), onde está a 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC).

Desde a segunda-feira (24), os profissionais dos municípios de Belterra, Alenquer, Curuá, Juruti, Prainha, Óbidos, Oriximiná e Santarém/ Alter do Chão passaram por intensos treinamentos sobre técnicas de combate a incêndios e primeiros socorros.

Os novos brigadistas puderam colocar em prática as técnicas aprendidas nas aulas teóricas e, segundo o Corpo de Bombeiros, os resultados durante as avaliações foram positivos. De acordo com o instrutor, capitão Jerônimo Da Silva, eles obtiveram todos os conhecimentos necessários sobre a forma de utilização de equipamentos em casos de incêndio florestal e queimadas.

“Falamos também sobre construção de acero de segurança, prática de combate direto e indireto, finalizando o curso com exercício simulado, em uma área devidamente autorizada, onde foi realizada a queima, e as guarnições após todo o conhecimento técnico, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos”, acrescentou.

Os profissionais passaram por treinamentos práticos sobre combate a incêndios e primeiros socorros — Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros

O comandante do 4º GBM, tenente coronel Ney Tito da Silva Azevedo, ressaltou que a formação é necessária para que os profissionais possam fazer a ação imediata ao identificarem o foco do incêndio, para auxiliar no trabalho do Corpo de Bombeiros. Ele explicou que o programa foi efetivado com base no estudo da Defesa Civil Estadual, que apontou as localidades com maior índice de queimadas.

“É claro que se a gente tem a oportunidade de conclamar os demais municípios dentro da nossa jurisdição que também sofreram, mas com uma precipitação menor, nada impede de a gente criar e passar também esses conhecimentos ligados a essa questão. É uma iniciativa louvável”, ressaltou.

A iniciativa tem base na preocupação com a preservação do meio ambiente, com ações para previr os incêndios. São feitos trabalhos integrados por agentes públicos e órgãos para diminuir as ocorrências na região. As brigadas florestais são uma forma de dar suporte nas ocorrências de fogo na floresta.

 Aproximadamente 30 profissionais que atuam nas Defesas Civis de oito cidades do oeste do Pará e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participaram dos treinamentos — Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros

Aproximadamente 30 profissionais que atuam nas Defesas Civis de oito cidades do oeste do Pará e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participaram dos treinamentos — Foto: Ascom/Corpo de Bombeiros

Por:G1 Santarém
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: