Avião bimotor preso e queimado no Creporizão, fazia pousos com frequência no aeroporto de Novo Progresso

image_pdfimage_print

Avião pegou fogo após apreensão da PF. — Foto: Polícia Federal (PF)

A aeronave avaliada em R$ 2 milhões foi  incendiado após ser apreendido pela PF no distrito de Creporizão, município de Itaituba no PA

Um avião avaliado em R$ 2,2 milhões foi incendiado nesta última sexta-feira, 31, horas após ser apreendido pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Militar (PM) no aeroporto do distrito de Creporizão região garimpeira do município de Itaituba, no Pará.

O caso foi divulgado pelo Jornal Folha do Progresso com exclusividade no dia 31 de maio de 2024, e confirmado pela PF neste sábado, dia 1.    “Ainda conforme apurado pelo Jornal Folha do Progresso , aeronave prefixo PR-PFC, fazia pouso com frequência no aeroporto de Novo Progresso”, os pilotos que já foram presos anteriormente em investigação da PF respondiam em liberdade e realizavam pousos com frequência no aeroporto de Novo Progresso, são conhecidos na região.

O fogo teria começado por volta das 3h40 da madrugada, sinistro causado de forma “desconhecida”. O avião havia saído de Balsas, no estado do Maranhão, parando em Confresa, Mato Grosso e Novo Progresso, no sudoeste do Pará.

Leia mais:Aeronave que foi apreendida pela PF é destruída pelo fogo em pista de garimpo

*Clique e ASSISTA ao vídeo no YouTube

Segundo a corporação, os agentes militares receberam uma denúncia de que um avião com droga pousaria no garimpo do Creporizão, distrito de Itaituba (distante 280 km de Novo Progresso)

Aeronave por dentro, antes do incêndio. — (Foto: Polícia Federal -PF)
Aeronave por dentro, antes do incêndio. — (Foto: Polícia Federal -PF)

 

Investigações

As investigações iniciais revelaram que a aeronave, que vinha de Balsas (MA) e fez paradas em Confresa (MT) e em Novo Progresso (PA), estava clonada. Assim, os policiais militares acionaram a PF, responsável por apurar este tipo de crime.

Na revista ao avião, modelo Beech Aircraft, não foi localizada droga, mas encontrados galões de diesel e gasolina, segundo os agentes federais.

O piloto principal estava com o certificado vencido e não podia pilotar desde 2020. Ele e o copiloto, de acordo com a PF, operavam o avião sem plano de voo e já tinham sido presos por tráfico de drogas, crime pelo qual respondem na Justiça.

Por isso, os dois foram autuados por expor a perigo a segurança de transporte aéreo e adulterar o sinal identificador de veículo automotor. A dupla foi encaminhada ao Posto Avançado da PF em Itaituba e, após a Justiça confirmar a prisão, foi levada à Unidade de Custódia e Reinserção da cidade.

Avião foi destruído pelo Fogo
Avião foi destruído pelo Fogo

Incêndio

Segundo a PF, o fogo começou após a prisão dos dois homens e a causa ainda é desconhecida.

“A suspeita é de que os pilotos fazem parte de uma organização criminosa, que decidiu incendiar a aeronave para eliminar provas”, detalhou a corporação.

A PF afirmou que uma equipe está no local para periciar os destroços do veículo e colher informações que possam levar aos autores do crime.

Clique e ASSISTA ao vídeo no YouTube

Fonte:Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/06/2024/07:37:02

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: