Boto-tucuxi e peixe-boi-amazônico são resgatados no Pará
Animais da fauna aquática amazônica resgatados no Pará são de espécies ameaçadas de extinção. — Foto: Reprodução / TV Liberal
Resgates ocorreram em Itaituba e em Muaná durante ações de proteção à fauna. Ambas as espécies são ameaçadas de extinção.
Duas operações de resgate mobilizaram órgãos ambientais e comunitários no último sábado (26) em diferentes regiões do Pará. As espécies da fauna aquática amazônica são ameaçadas de extinção.
O primeiro resgate foi no distrito de Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do estado, onde um filhote de boto-tucuxi, também conhecido como boto-cinza (Sotalia fluviatilis), foi encontrado preso em uma rede de pesca nas proximidades da zona portuária.
O animal, da espécie de golfinho de água doce típica da bacia amazônica, foi retirado da armadilha por pescadores e devolvido ao rio Tapajós com vida.
Já em outro ponto, na comunidade ribeirinha do rio Inamaru, no município de Muaná, arquipélago do Marajó, moradores encontraram um filhote de peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis) sozinho, sem sinais da mãe nas redondezas.
O resgate foi registrado em vídeo, onde o animal aparece sendo alimentado por duas pessoas com leite em mamadeira, um procedimento emergencial até a chegada do apoio especializado.
A Secretaria do Meio Ambiente de Muaná e o Batalhão de Polícia Ambiental foram acionados para garantir o manejo seguro e o encaminhamento adequado do filhote, espécie que representa o único sirênio exclusivo de águas doces da região amazônica.
Espécies ameaçadas
Tanto o boto-tucuxi quanto o peixe-boi-amazônico figuram na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O boto, também chamado de pirajaguara, sofre com a captura acidental em redes, tráfico e degradação de habitat. Já o peixe-boi é vulnerável à caça e à perda de áreas de alimentação e reprodução.
Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 28/07/2025/06:09:48
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com