Brasil ganhou um novo território? Entenda o meme da ‘Guiana Brasileira’

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Tudo começou em novembro de 2024, quando o Barcelona anunciou a contratação da jogadora portuguesa Kika Nazareth nas redes sociais com a saudação “Fala, galera!” — expressão tipicamente brasileira.

Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas por um meme que brinca sobre Portugal ser “Guiana Brasileira”. Na piada, os  brasileiros tratam o país europeu como se fosse uma suposta “província” do Brasil. A brincadeira rapidamente viralizou, reunindo milhões de visualizações e gerando reações de diversão entre brasileiros e de indignação por parte de alguns portugueses.
Origem do meme “Guiana Brasileira”

O post gerou críticas de torcedores portugueses, que reprovaram o “brasileirismo” na comunicação oficial do clube espanhol. Em resposta, os brasileiros passaram a ironizar a situação, sugerindo que Portugal só existe por “parentesco” com o Brasil e criou-se o termo “Guiana Brasileira”.

Nas redes sociais, o público português reagiu de diversas formas: enquanto alguns se divertiram com a piada, outros rebateram a provocação e até resgataram memes sobre a devolução do ouro extraído por Portugal durante o período colonial. Criadores de conteúdo como a influenciadora Nokas gravaram vídeos afirmando que “Guiana é um país vizinho do Brasil, não Portugal” e criticando o que consideram “desrespeito histórico”.

A repercussão em território português acabou impulsionando ainda mais o fenômeno. Brasileiros passaram a inundar as publicações do meme com comentários como “somos todos brasileiros” e a sugerir apelidos alternativos para Portugal — de “Faixa de Gajos” a “Ilha de Camões”, “28º estado brasileiro” ou “pedacinho do Brasil na Europa”, e até “Rio de Fevereiro”.

A brincadeira se espalhou em diversos formatos, como vídeos curtos, montagens de bandeiras e mapas alterados, chegando até ao Google Maps. Hashtags relacionadas ao meme surgiram, e o fenômeno foi tema de reportagens em portais de Portugal e do Brasil. Até mesmo uma página falsamente declarando a anexação de Portugal ao Brasil foi criada e removida da Wikipédia em seguida.

Significado cultural e histórico

A adoção do meme toca em feridas históricas: a colonização portuguesa do território que hoje é o Brasil e as assimetrias de poder entre Europa e América Latina. Ao reverter o sentido de “recolonização” para atribuir a Portugal um status subalterno, o meme brinca com as hierarquias coloniais que ainda permeiam relações culturais.

 

 

Fonte: Mateus Souza – Correio Braziliense e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/04/2025/16:04:30

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: