Carta anônima ameaça dirigentes da ONG Kabú em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Kabú denuncia ameaças à PF e Ministério Público  (Foto:Divulgação Kabu)

Instituto Kabú é uma ONG que representa parte dos  indígenas em Novo Progresso, são acusados de terem denunciado para a Policia Federal, que garimpeiros estavam extraindo ouro ilegal dentro da terra indígena Baú, alvo de operação da polícia Federal. Entidade nega acusação!

Leia também:Polícia Federal apreende ouro e destrói balsas e motores usados no garimpo na Terra Indígena Baú

Indígenas favoráveis a extração de minério na Terra Indígena Bau, se desligaram da ONG  e criaram outra entidade, “Instituto Mantinó” que coordena 7 aldeias. 

Conforme informação coletada pelo Jornal Folha do Progresso, mais de 400  indígenas se desligaram da Kabu. Somente na Aldeia Komauu tem mais de 270 indígenas, que se desligaram da ONG.

Sede do instituto Mantinó na rua Bandeirantes, bairro Jardim Planalto em Novo Progresso (Foto: Divulgação)
Sede do instituto Mantinó na rua Bandeirantes, bairro Jardim Planalto em Novo Progresso (Foto: Divulgação)

Dirigentes da Kabú denunciaram à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, que estão sofrendo ameaças por garimpeiros que tiveram suas maquinas destruídas na operação.

Leia mais:Instituto Kabu rechaça ameaças; leia nota de esclarecimento

O Instituto Kabu divulgou no dia 12 de setembro uma “Nota de Esclarecimento” em que rechaça ameaças feitas contra seus representantes, funcionários e familiares.
A missão do Kabu e dos indígenas que representa é promover alternativas de desenvolvimento sustentável e a conservação da floresta em pé dentro das Terras Indígenas Baú e Menkragnoti, onde estão localizadas as 11 aldeias filiadas.

Conforme a denúncia, as ameaças começaram por áudio , depois, uma carta, sem assinatura, foi enviada para à ONG, dando um ultimato para que ela interrompa suas atividades no prazo de dez dias. Caso contrário, poderá sofrer ataques.

Instituto Kabu está localizado na avenida Dr Isaias Antunes Bairro Santa Luzia em Novo Progresso.
Instituto Kabu está localizado na avenida Dr Isaias Antunes Bairro Santa Luzia em Novo Progresso.

Depois de a Polícia Federal realizar uma série de operações contra o garimpo ilegal e o desmatamento na região de Novo Progresso, lideranças  indígenas e líderes do instituto Kabu foram alvo de ameaças anônimas de morte.

“Ameaças a nossos integrantes e colaboradores, assim como o ultimato apócrifo recebido, são tentativas deliberadas de desviar a atenção e de incitar a população contra uma associação indígena idônea”, diz a nota, assinada por Tomeikwá Bepakati, presidente do instituto.Leia a íntegra da nota DA KABU  aqui. 

Por:Jornal Folha do Progresso em 13/09/2022/07:05:53

Leia a carta

Reprodução
Reprodução

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: