Consulta sobre “dinheiro esquecido” em bancos começa nesta terça-feira (28)

image_pdfimage_print

Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs  (Foto:Ilutrativa/Reprodução)

A partir desta terça-feira (28), o Banco Central reabre a plataforma do Sistema de Valores a Receber (SVR) para consulta sobre eventual “dinheiro esquecido” que os brasileiros possam ter. Para a consulta, basta acessar este link.

Por enquanto, o sistema informará apenas se há ou não algum valor a receber. De acordo com anúncio do Banco Central feito na segunda-feira (27), as informações sobre a quantia e sobre os próximos passos serão liberadas em 7 de março, a partir das 10h.

Segundo o BC, o Sistema de Valores a Receber (SVR) trará “novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida”.*

Atualmente, estão disponíveis cerca de R$ 6 bilhões para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. O montante é referente a:

*Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
* Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
*  Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
* Tarifas cobradas indevidamente;
* Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
*Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
*Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
*Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

O Sistema Valores a Receber teve início em fevereiro de 2022, quando usuários puderam conferir pela primeira vez se tinham alguma quantia esquecida em contas antigas de bancos, por exemplo.

Primeiro, o usuário entra no link disponibilizado pelo BC e lá insere seu CPF ou CNPJ. O sistema indicará se ele possui esse saldo ou não. Em casos positivos, a ferramenta não aponta imediatamente qual a quantia, cabendo a uma próxima etapa onde a pessoa se informa sobre o montante e, posteriormente, solicita a transferência para uma conta ativa.

Durante a vigência da plataforma no ano passado o BC definiu um cronograma das etapas, incluindo datas de repescagem para aqueles que perderam os dias de consultar o valor a receber e de sacar o dinheiro.

A primeira etapa do Sistema Valores a Receber foi encerrada em maio de 2022, após o Banco Central dizer que faria melhorias na ferramenta.
Por:Jornal Folha do Progresso em 28/02/2023/18:16:28 com informações da CNN.

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: