Moradores protestam em frente ao IBAMA em Itaituba após morte de garimpeiro
Moradores protestam em Itaituba após morte de garimpeiro durante confronto com equipe do Ibama, no PA
Após a morte de um garimpeiro durante um confronto com uma equipe do Ibama, moradores de Itaituba, no sudoeste do Pará, realizaram um protesto nesta segunda-feira (26) em frente à sede do órgão.
A concentração começou a partir das 16h e reuniu lojistas e moradores locais. Eles cobram explicações a respeito da morte de Garcia Vieira.
Leia mais>Garimpeiro morre em confronto com IBAMA, em garimpo de Jacareacanga no Pará
Segundo o Ibama, uma equipe do órgão “foi atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA)” e “houve confronto e um criminoso foi baleado”.
O Ibama disse também que o garimpeiro “estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que reagiram”. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso.
O caso ocorreu na sexta-feira (25) no garimpo “Canta Galo”, localizado em Jacareacanga. O homem chegou a ser socorrido e levado de Jacareacanga para Itaituba em um helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos.
O G1 Pará entrou em contato com o Ibama e com a PF solicitando um posicionamento sobre o caso e aguarda o retorno dos órgãos.

Operação contra garimpo ilegal
Segundo o Ibama, o operação foi iniciada em 10 de agosto e já desmobilizou 29 acampamentos de apoio ao garimpo ilegal.
O Ibama também informou que “houve queda de cerca de 90% dos alertas de garimpo na região” e “foram destruídas 62 escavadeiras hidráulicas, 66 dragas, 89 motores, cinco motos, quatro caminhonetes, duas carretas-tanque, um tanque-aéreo, um barco-tanque, um caminhão e 61 mil litros de diesel”.
A ação é realizada em conjunto com o ICMBio e tem apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Moradores protestam em Itaituba após morte de garimpeiro -Após a morte de um garimpeiro durante um confronto com uma equipe do Ibama, moradores realizaram um protesto nesta segunda-feira (26) em frente à sede do órgão.Leia mais>https://t.co/dknJH71IiC pic.twitter.com/JED30HMydl
— Jornal Folha do Progresso (@ProgressoJornal) August 29, 2023
Fonte G1PA e Redação do Jornal Folha do Progresso em 29/08/2023/06:30:50
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com