Operação Athena reforça policiamento ostensivo em todo o Pará
Foto: Reprodução | O plano foi elaborado com base histórica na análise criminal comparativa dos primeiros meses de 2024, que apontou maior índice de violência em determinados períodos e regiões.
Com o objetivo de reduzir, ainda mais, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), roubos e furtos, a Polícia Militar do Pará iniciou no dia 1° de maio, a Operação Athena, que reforçou o policiamento ostensivo em todo o estado. A ação foi coordenada pelo Departamento Geral de Operações (DGO) e envolveu os Comandos de Policiamento Intermediários (COINTs), que atuarão com carga operacional máxima em áreas estratégicas até o fim do feriado prolongado, dia 4 de maio.
O plano foi elaborado com base histórica na análise criminal comparativa dos primeiros meses de 2024, que apontou maior índice de violência em determinados períodos e regiões. A operação concentra-se em ações de prevenção especial com grande visibilidade, incluindo patrulhamento ostensivo, saturações, incursões em áreas conflagradas, bloqueios policiais e fiscalização de veículos.
Os pontos de concentração e lançamento da operação foram definidos conforme a estrutura dos COINTs. Em Belém, o Portal da Amazônia foi o local inicial das ações do CPC I, CME, CPA e CPE. Já os demais comandos estão atuando em corredores de grande fluxo e visibilidade, conforme a mancha criminal de suas áreas.
Entre as medidas adotadas estão barreiras e bloqueios para apreensão de veículos roubados ou furtados, incursões em locais com histórico de violência, cumprimento de mandados de prisão e repressão ao tráfico de drogas. O Comando de Missões Especiais (CME) e o Comando de Policiamento Especializado (CPE) dão apoio com reforço de segundo e terceiro esforços.
Segundo o comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, a Operação Athena reforça o compromisso do Governo do Pará com a segurança pública.
“Estamos mobilizando nossos efetivos, focando em áreas críticas, com o objetivo de proteger vidas e manter a tranquilidade à população paraense. A atuação integrada dos nossos comandos demonstra a força e a eficiência do trabalho policial preventivo e repressivo no combate ao crime”, destacou o comandante.
A meta da Operação Athena é diminuir ainda mais os índices de CVLI durante o período de execução, assegurando a integridade das pessoas em todo o território paraense.
Fonte: Agência Pará/ Jornal Folha do Progresso Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/05/2025/18:12:12
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com