Sobe para 17 o número de mortos no Elevador da Glória, em Lisboa

image_pdfimage_print

O acidente com o bondinho centenário, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, no coração de Lisboa, chocou o país | Reprodução

O acidente no Elevador da Glória aconteceu na na quarta-feira (03). Veja informações atualizadas sobre o ocorrido e a resposta das autoridades.

A capital portuguesa amanheceu nesta quinta-feira (4) ainda abalada pela tragédia que atingiu um dos seus ícones históricos. O número de mortos no descarrilamento do Elevador da Glória, ocorrido na tarde de quarta-feira (3), subiu para 17, conforme atualização das autoridades portuguesas. Ao menos 21 pessoas seguem hospitalizadas, três delas em estado grave.

O acidente com o bondinho centenário, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, no coração de Lisboa, chocou o país e repercutiu internacionalmente. Segundo informações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), os feridos incluem turistas e moradores locais, além de uma criança entre os que sofreram ferimentos leves.

Conteúdo Relacionado

De acordo com a imprensa portuguesa, até o momento não há registros de vítimas brasileiras. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) confirmou que acompanha o caso por meio da embaixada em Lisboa.

A bordo do elevador estavam 42 passageiros — capacidade máxima do veículo — no momento do acidente. O bondinho, que começou a operar em 1885, é um dos principais pontos turísticos da capital portuguesa e opera em uma via íngreme bastante movimentada.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, lamentaram publicamente a tragédia e decretaram luto oficial. “Lamento profundamente o acidente ocorrido nesta tarde com o Elevador da Glória, em particular as vítimas fatais e os feridos graves, bem como os vários levemente feridos”, declarou o presidente em nota oficial.

As causas do descarrilamento ainda estão sendo apuradas. Em caráter preventivo, outros três funiculares em operação na cidade estão passando por inspeções técnicas.

Fonte: Observador/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/09/2025/08:00:52

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: