Venda de carne bovina do Brasil para os EUA cai 60% após recorde de abril, diz associação de exportadores

image_pdfimage_print

Taxa para carne brasileira pode chegar a 76,4% nos EUA. — Foto: Foto: Assessoria/Governo/Rondônia

Exportações diminuíram após Donald Trump sobretaxar importações de produtos brasileiros.

As vendas de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos caíram 61,8% em junho em relação a abril, mês em que as exportações para os americanos bateram recorde.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Carne (Abiec), o Brasil enviou 47.836 toneladas de carne bovina in natura para os EUA, maior quantidade vendida para um mês, em 2025.

Mas, em maio, o volume caiu para 27.413 toneladas, um mês depois de Donald Trump anunciar uma sobretaxa de 10% para os produtos brasileiros. Em julho, porém, o presidente dos EUA anunciou que a taxa subirá para 50% em 1º de agosto.

Em junho, as exportações de carne do Brasil para os EUA diminuíram ainda mais, para 18.232 toneladas. Já até o dia 21 de julho, o volume vendido foi de 9.745 toneladas.

A Abiec compila dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Mas relatórios do Ministério da Agricultura mostram a mesma tendência para as vendas de carne bovina in natura aos EUA.

Em abril, as vendas chegaram a 44.164 toneladas, caindo para 13.454 toneladas, em junho.

No entanto, as 156 mil toneladas exportadas para os EUA no primeiro semestre deste ano foram o maior volume já vendido pelo Brasil ao país, na série histórica do ministério, desde 1997.

Tarifaço vai impactar venda de carne aos EUA, mas não é só o Brasil que perde; entenda

Taxa pode chegar a 76,4% com tarifaço

Por causa de acordos firmados, o Brasil tem direito a vender 65 mil toneladas de carne bovina para os EUA sem tarifas. Mas essa quantidade é vendida rapidamente no início do ano.

Quando essa cota acaba, os americanos pagam, tradicionalmente, uma taxa de 26,4% para importar a carne brasileira.

Porém, em abril, Trump taxou todas as importações do Brasil em mais 10 pontos percentuais, o que fez essa tarifa subir para 36,4%.

Agora, a taxa de 10% foi substituída por 50%. Somando com os 26,4% que já faziam parte do acordo, os americanos devem começar a pagar 76,4% de tarifa para importar a carne brasileira a partir de 1º de agosto.

 

Fonte: Redação g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/07/2025/16:59:05

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: