Caiu no Enem 2024: 1° dia tem questão sobre o Círio de Nazaré, considerada maior manifestação religiosa do Brasil
Círio 2024: Fé e muita comoção em passagem da imagem de Nazaré na frente da TV Liberal — Foto: Tayana Narcisa/ g1
Prova trouxe neste domingo (3) questões de linguagens, ciências humanas e redação. No Pará mais de 240 mil estudantes se inscreveram no exame.
O 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve uma questão especial sobre o Círio de Nazaré, considerada a maior manifestação religiosa do Brasil, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade.
A questão, que fez parte da prova de Ciências Humanas, trouxe a importância histórica e cultural da procissão que sempre reúne milhares de fiéis de variadas regiões do mundo, no segundo domingo de outubro, em Belém, no Pará.
O g1 entrevistou um professor de ensino médio que também é cientista da religião, ele destaca a relevância dessa questão no Enem 2024, ressaltando os conhecimentos necessários para os candidatos respondê-la.
Segundo Ivan Gadelha, o item fazia referência à Habilidade 05 da matriz de referência de Ciências Humanas do Enem. Para o docente, o gabarito extraoficial desta questão é a opção que cita “Registro de bens culturais de natureza imaterial”. Veja abaixo a explicação:
“O aluno deve saber diferenciar patrimônio histórico cultural imaterial e material. No item temos o Círio de Nazaré, que é registrado como patrimônio cultural histórico imaterial”, explicou.
A pergunta exigia do estudante uma compreensão mais profunda sobre os conceitos de patrimônio e sua aplicação em contextos culturais e religiosos.
Veja abaixo a questão na íntegra:
Além disso, o especialista destacou como essa questão valoriza a grande manifestação religiosa para além do aspecto turístico, inserindo-a em um contexto de conhecimento cultural, religioso e antropológico.
“A valorização extrapola o ambiente turístico e vai para uma frente de conhecimento cultural, religioso e antropológico. Os alunos de outras religiões do país tiveram, nesse domingo, uma relação patrimonial histórica com uma manifestação de nossa cidade. Isso é de suma relevância para nós e para o Brasil,” completou.
Questionado se já havia abordado o tema com seus alunos, o professor afirmou que sim, e que eles estavam bem preparados. Ivan também atua em cursinhos preparatórios para o Enem.
Pará em destaque
Para o Cientista Político, Belém tem ganhado visibilidade não apenas com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que ocorrer em 2025 na capital, mas também no âmbito das manifestações culturais e religiosas.
“A cidade tem estado no radar turístico, e o Círio é a maior manifestação religiosa e representa um patrimônio histórico cultural imaterial. Esse exemplo sempre aparece nas aulas de Humanas,” concluiu.
Conheça essa grande mobilização de fé
Há mais de dois séculos os paraenses saem em procissão para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, considerada a padroeira da Amazônia. Em 2024, ocorreu a 232ª edição que reuniu mais de 2 milhões de pessoas nas ruas.
Desde a sua criação, o Círio de Nazaré vem crescendo em representatividade e, em 2004, foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Brasil.
Em 2013, o reconhecimento foi estendido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que declarou a manifestação como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Esse reconhecimento destaca o Círio não apenas como um evento religioso, mas também como um símbolo de identidade cultural e de resistência das tradições Amazônicas.
Para os paraenses, o Círio de Nazaré é mais do que uma celebração religiosa; é uma vivência de fé, cultura e identidade.
Além das cerimônias religiosas, o evento também movimenta o turismo, a economia e as tradições culturais da região, com manifestações como o Arraial do Pavulagem, o arranjo de barracas típicas e a culinária local, que inclui pratos como maniçoba e pato no tucupi.
A questão do Enem 2024 sobre o Círio de Nazaré reflete o interesse em valorizar as manifestações culturais brasileiras e reforça a importância de o estudante conhecer e respeitar as diversas tradições e celebrações que compõem a identidade nacional.
Enem no Pará
O Pará teve mais de 240 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, realizada neste domingo (3).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, no estado as mulheres são maioria, representando 61,31% (151.903) das inscrições.
Fonte: G1 PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/11/2024/08:43:44
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com