Dono de veículos utilizados para auxiliar roubo de aeronaves é preso no MS
Dono de veículos utilizados para auxiliar roubo de aeronaves é preso em Anastácio (Foto:Reprodução)
Suspeito teve a prisão preventiva decretada nessa quarta-feira
A Polícia Civil prendeu, nessa quarta-feira (8), Ivanildo da Silva Dias, apontado como dono de um carro e uma moto utilizados para auxiliar no roubo de três aeronaves em Aquidauana.
O suspeito foi preso em sua própria residência, no município de Anastácio, por volta das 11h. Na ocasião, foram localizados os dois veículos envolvidos no crime.
De acordo com a Polícia Civil, Ivanildo teve a prisão preventiva decretada e já foi interrogado.
No momento, o objetivo é realizar a captura de todos os integrantes da organização criminosa e recuperar as aeronaves.
A investigação indica que o automóvel encontrado teria sido utilizado para levar os assaltantes até o aeroclube no dia do roubo e a motocicleta usada para fotografar o local nos dias antecedentes ao crime.
Ivanildo também teria sido visto na companhia de um dos envolvidos e outros dois bolivianos, todos armados, uma semana antes do crime.
Últimas notícias
Chefe da quadrilha
Laudelino Ferreira Vieira, o “Lino”, é apontado como o chefão da quadrilha que roubou três aviões no Aeroclube de Aquidauana.
Ele cumpria pena de 80 anos no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, quando realizou a fuga, no dia 2 de junho deste ano. A fuga ainda é um mistério.
Com isso, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), informa que foi instaurado a apuração preliminar do caso.
Após o roubo, uma operação conjunta da Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana e do Batalhão de Choque de Campo Grande resultou na prisão de dois envolvidos no esquema, Roger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, e Cristhofer Cristaldo Rocha, de 20 anos, ambos de Anastácio.
Segundo o boletim de ocorrência, Roger disse que receberia o valor de R$ 5 mil de um terceiro autor, identificado por ele como Lázaro, para pode acompanhar a movimentação da polícia de Aquidauana.
No depoimento também foram citados o nome de ‘Nego’, ‘Cupicho’ e Lázaro.
AÇÃO
Para conseguir levar os aviões, os bandidos entraram pela cerca do aeroclube e amarraram três pessoas, sendo o caseiro do local e seus dois filhos menores de idade. Entretanto, ninguém se machucou.
A princípio, o plano era roubar cinco aviões, mas foram levados três, entre eles, a melhor aeronave. Os aviões chegaram a ser abastecidos com cerca de 400 litros de combustível para a decolagem.
As vítimas foram levadas até o hangar em que estavam as aeronaves e mantidas presas à grade de proteção do tanque de combustível. Em uma delas foi jogado gasolina.
De acordo com o delegado Jackson Vale, da Polícia Civil de Aquidauana, dois reféns conseguiram se soltar e acionaram a polícia.
Após o acontecimento, em menos de 12 horas, o Dracco e a Polícia Civil conseguiram identificar três pessoas, uma delas um perigoso foragido do sistema penitenciário estadual e considerado o chefão da organização criminosa especializada.
Além disso, a esposa do cabeça do grupo criminoso e o responsável pelo imóvel que serviu de base operacional para os criminosos, identificados como brasileiros e bolivianos, também participaram do roubo. Ambos foram devidamente identificados, mas não foram encontrados ainda.
De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, o chefe da quadrilha já tem passagens anteriores por crimes semelhantes.
Fonte: Correio do Estado por Alicia Miyashiro em 09/09/2021 11:33 –
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com