ICMBio apreende cerca de 3 toneladas de pescado protegido pelo defeso em Belterra, no PA

image_pdfimage_print

A carga e a embarcação apreendidas foram trazidas para Santarém para a pesagem de todo o pescado que será doado a 33 instituições.

Durante fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, unidade de Santarém, foram apreendidos no município de Belterra, no oeste do Pará, cerca de 3 toneladas de pescado protegido pela portaria do defeso. Os peixes, 90% da espécie mapará, estavam no porão de uma embarcação pesqueira, conhecida na região como “geleira”.

De acordo com a analista ambiental do ICMBio, Jackeline Nóbrega, a embarcação com a carga irregular foi flagrada pelos fiscais na tarde de quinta-feira (3), na comunidade Pedreira. A ação do ICMBio em Belterra faz parte da operação de fiscalização deflagrada pelo Instituto ainda no fim do mês de novembro, para coibir a pesca de espécies que estão no período de reprodução e são protegidas pelas portarias do defeso na bacia amazônica.

A carga e a embarcação apreendidas foram trazidas para Santarém para a pesagem de todo o pescado. Ao final, será feita a destinação para instituições. A doação do pescado apreendido conta com o auxílio do programa Mesa Brasil do Sesc, uma rede nacional de banco de alimentos que combate a fome e o desperdício. A estimativa é de que 33 instituições sem fins lucrativos serão beneficiadas com a doação em Santarém.

A analista ambiental do ICMBio revelou que para abastecer a geleira de pescado, ao menos 30 embarcações de pequeno porte conhecidas como bajaras faziam a pesca predatória em Belterra. Segundo o ICMBio, a geleira é oriunda do município de Monte Alegre, oeste do Pará.

 
Foto: ICMBio/Divulgação
Por: G1 Santarém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: