Indígenas divididos fazem acordo com “Guardiões do Bioma” para barrar garimpeiros na TI Baú

image_pdfimage_print

(Foto: Divulgação MD) – Aldeias da terra indígena Baú, divididas entre a “ONG Instituto Kabu” e “Associação Mantinó” fazem acordo por escrito para barrar atividade garimpeira em Novo Progresso.

A terra indígena Bau esta localizada no município de Altamira, o acesso mais próximo é pela cidade de Novo Progresso.

O acordo foi assinado em 23 de setembro e contou com a participação de lideranças da aldeia que combate os garimpos quanto da aldeia que concorda com o garimpo na terra indígena.

Leia Também:Garimpeiros são resgatados pela Polícia Federal na terra indígena Baú

*Polícia Federal apreende ouro e destrói balsas e motores usados no garimpo na Terra Indígena Baú

*Carta anônima ameaça dirigentes da ONG Kabú em Novo Progresso

*A Associação indígena Mantinó (AIM) divulga nota sobre as ameaças sofrida pelos dirigentes do Instituto Kabu

Em embate dividido, as lideranças, assinaram acordo após uma reunião do dia 23 de setembro de 2022,  na base da operação Guardiões do Bioma, em Novo Progresso (PA). A operação é conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Representante da Funai participou e assinou o termo.

O primeiro item do acordo é: “Não, haverá qualquer atividade ilícita na TI [terra indígena] Baú, seja garimpo ou extração de madeira, bem como qualquer outra atividade que contrarie a legislação atual”.

Paz na terra indígena

Ainda conforme assinado entre as partes, se comprometem em cessar imediatamente todas as ameaças e ataques entre os dois comandos (aldeias), sendo que, em caso de qualquer incidente, será comunicado imediatamente às autoridades”.  As partes manterão base de vigilância na Pista Nova que é operada pelo lado da aldeia Baú, mais especificamente pelo instituto Kabu. A aldeia Kamaú foi autorizada a instalar uma base de vigilância no mesmo local.

Pista de Pouso

No acordo tem um pedido de destruição de pistas de pouso que dá suporte aos garimpeiros, que devem ser destruídas pela Policia Federal- PF.

Por:Jornal Folha do Progresso em 21/10/2022/07:05:53 com informações de agências de notícias

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: