Golpe da Selfie: Como proteger-se das fraudes bancárias

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Foto: Reprodução | A Febraban lembra que a tecnologia de reconhecimento biométrico utilizada pelos bancos é sofisticada, tornando impossível para os criminosos usarem fotos de redes sociais da vítima para fraudar o sistema.

Criminosos estão cada vez mais sofisticados e se aproveitam da boa-fé e vulnerabilidade das pessoas para aplicar golpes e obter vantagens financeiras. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou recentemente sobre o crescente número de golpes envolvendo selfies, que têm causado prejuízos e transtornos a clientes bancários, especialmente aos mais idosos, que frequentemente não estão tão familiarizados com as tecnologias.

No golpe da selfie, após obterem dados pessoais, os criminosos entram em contato com a vítima e afirmam que ela ganhou um benefício ou brinde, como uma cesta básica mensal ou até um benefício previdenciário. Para “confirmar” o recebimento, a vítima é orientada a tirar uma selfie, mas, na verdade, está prestes a autorizar uma operação bancária fraudulenta com autenticação biométrica.

“Fique atento: nunca aceite esse tipo de abordagem. Nunca tire uma selfie a pedido de desconhecidos, especialmente se for para receber algo”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

A Febraban lembra que a tecnologia de reconhecimento biométrico utilizada pelos bancos é sofisticada, tornando impossível para os criminosos usarem fotos de redes sociais da vítima para fraudar o sistema. Essa tecnologia assegura que a pessoa que realiza a autenticação está de fato presente e viva.

Além do golpe da selfie, outra fraude comum envolve criminosos que dizem oferecer presentes ou brindes, insistindo para que a vítima os receba pessoalmente. Após entregarem flores, chocolates ou cosméticos, os golpistas pedem um pagamento, geralmente via cartão de crédito, e utilizam maquininhas danificadas para esconder o valor real ou distraem a vítima para que ela digite sua senha incorretamente.

Para evitar cair nesses golpes, a Febraban recomenda que os clientes:

  • Não aceitem presentes ou brindes inesperados sem saber a origem.
  • Evitem fornecer dados pessoais por meio de links suspeitos ou preencher cadastros de promoções na internet.
  • Não realizem pagamentos em maquininhas com visor danificado.
  • Jamais aceitem tirar selfies ou fotos para receber brindes ou qualquer outro pedido de desconhecidos.

Fonte: CNN Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/01/2025/10:38:27

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